Uma alimentação adequada e um suporte nutricional fazem parte do tratamento oncológico integral e devem estar presentes em todas as fases da doença. Um bom estado nutricional é muito importante para proteger o organismo dos efeitos adversos dos diferentes tratamentos contra o câncer, melhorar o sistema imunológico e, consequentemente, a qualidade de vida de quem está em tratamento. O peso adequado e o consumo apropriado de energia, proteína, vitaminas, minerais, fibras e água podem ser determinantes nos resultados.

No momento do tratamento, é comum os pacientes serem aconselhados por familiares e amigos sobre o modo como vêm se alimentando, e isso pode levá-los à ansiedade e insegurança. Por isso, converse com os profissionais da área da Saúde disponíveis nesta Clínica (nutricionista e o próprio médico), e tenha informações claras e específicas sobre a alimentação adequada para o seu tratamento. Assim, você pode se beneficiar com mais esse cuidado.

O nutricionista, ou até mesmo o seu médico, orienta o que, quando e quanto comer, mas também tem outro papel fundamental, que é ajudar os pacientes a enfrentar as mudanças no comportamento alimentar, muitas vezes necessárias e permanentes.